17 de abr. de 2014

[PC] A.R.E.S. Extinction Agenda


Desenvolvedor: Extend Studio
Publicadora: Origo Games
Data de Lançamento: 19 de Janeiro de 2011
Genêro: Plataforma

A.R.E.S. Extinction Agenda é um jogo de plataforma lançado em Janeiro de 2011 desenvolvido pela Extend Studio e publicado sobre licensa da Origo Games. Considerado uma das perólas dos jogos independentes da Steam, A.R.E.S. de fato merece esse título.

O enredo do jogo é o seguinte: devido à grande produção de lixo na terra, a única solução encontrada pelos homens foi a criação de estações espaciais que utilizam o lixo como matéria prima para restaurar os elementos naturais do planeta e assim garantir a perpetuação da espécie.


Durante testes de uma estação espacial um cometa se colide e há liberação de um gás que enlouquece toda a frota de robôs que estava na estação. Como última saída, os cientistas enviam uma porção do gás venenoso para um time de pesquisadores afim de que uma "cura" fosse descoberta. Após vários estudos, desenvolvem A.R.E.S., um robô imune ao gás tóxico. Dessa forma cabe a A.R.E.S. regatar a tripulação ainda restante na estação.



O Enredo do jogo é simples, mas permite uma boa ambientação a história e se desenvolve ao longo do jogo, o que prende a atenção do jogador cada vez mais. Existem algumas cutcenes simples, sem animação, que explicam melhor a história do jogo.

A jogabilidade de A.R.E.S. Extinction Agenda é simples como todo jogo de plataforma deve ser. Os comandos respondem rapidamente e os tiros são certeiros e rápidos. Existem vários tipos de armas que podem ser coletadas durante o jogo, o que aumenta ainda mais a diversidade da jogabilidade. Além de poder usar várias armas, A.R.E.S. pode executar o pulo duplo, que irritam pois devem ser executado com muita precisão e demora um pouco até se pegar a "manha". Os pulos são estranhos, mas o costume vem com o tempo. A movimentação da personagem é fluida e agrada bastante para um jogo independente.



Um dos pontos que mais chamam a atenção do jogo certamente são seus gráficos. Os cenários são muito bem detalhados e não se repetem em momento nenhum da jogatina - cada estágio apresenta sua peculiaridade. Os sprites são grandes, bem detalhados e bonitos. A animação do jogo é impecável e não deixa nada a desejar para jogos com uma produção mais cara. Os efeitos especiais são muito bem executados e não poluem demasiadamente a tela. O único problema é em relação as cutcenes: são estáticas, simples e contam apenas com legendas. Uma animação certamente seria bem-vinda e tornaria o jogo bem mais interessante.


A trilha sonora de A.R.E.S. Extinction Agenda é muito bem executada. As músicas de fundo são muito bem elaboradas, puxando para um rock com tons eletrônicos. São bastante variadas e cada estágio possui sua música-tema. Os efeitos sonoros são de bom gosto. Devido a sua popularidade, a trilha sonora do jogo foi lançada independentemente.

De forma geral, A.R.E.S. Extinction Agenda é um jogo extremamente divertido, que prenderá a atenção principalmente daqueles que gostam de um plataformer de investigação. O jogo permite voltar nas fases anteriores para coletar itens, o que ajuda bastante em ocasiões futuras. O gameplay é fluido e bem dinâmico e dificilmente cansa o jogador.


O grande problema do jogo certamente é não proporcionar nenhum desafio. Apesar de em alguns momentos exigir reflexo, a grande maioria do jogo é bem fácil. Além disso o jogo só tem 5 estágios, e assim é muito curto - algo entre duas e três horas e pimba! jogo finalizado. Por fim, mas não menos importante, o fator de replay do jogo é zero. Jogo finalizado, só deixá-lo na sua box da Steam como lembrança. Coisas simples que poderiam ser resolvidas muito facilmente, mas que infelizmente foram deixadas para trás pelos desenvolvedores.

A.R.E.S. Extinction Agenda é um jogo espetacular. Bons gráficos, boa trilha sonora, enredo mediano e gameplay divertido. O grande problema mesmo é a curta duração do jogo e alguns problemas de jogabilidade. Mesmo assim, vale cada centavo investido. Então se você procura se divertir por um final de semana não hesite: compre A.R.E.S. Extinction Agenda na Steam e se divirta como nos antigos tempos.

Pontos Positivos

+ Bons Gráficos
+ Boa Trilha Sonora
+ Gameplay Divertido
Pontos Negativos

- Jogabilidade Mediana
- Fator Replay Baixo
- Dificuldade Baixa

Média Final: 7,1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Primeira Jogatina (C) 2014. Direitos Reservados ao Autor.
Qualquer parte desse blog poder ser copiada, desde que a fonte seja citada.
Layout por Pedro Thiago V. de Souza